Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



The Keep (1983), Michael Mann

por slade, em 24.06.15

Um filme de horror – foi-me dado a ler num momento de acaso. Sobre o sinistro destino de um batalhão nazi perto do final da guerra. Esquecidos nos confins da Roménia, ocupam um castelo e inadvertidamente libertam uma entidade milenar e demoníaca presa nas suas catacumbas. Para a combater, procuram a ajuda disponível, um professor de História e a sua filha, não sem ironia judeus, e ainda um louco que diz saber como destruir esse demónio.

E mais? Tempo passou. Não se encontra editado em DVD ou Blu-Ray. Não deverá ser reposto nos tempos mais próximos. Não recordo que, por cá, alguma vez tenha passado em televisão. O realizador abjurou-o logo após a estreia (estreia com pouco sucesso, diga-se). O autor do livro em que o filme se baseia detesta-o, e não perde uma oportunidade de o proclamar em voz alta. O que nos resta? Fazer como o Capitão Kidd. Com enormes vantagens, no entanto, facilmente expressas em três pontos: i) não há sangue para verter, muito menos o nosso, ii) crime de que nos venham a acusar ou iii) culpa que possamos sentir. É um daqueles casos em que, existindo falha, é claramente da parte de outros: os que o abjuram, os que o detestam, os que não o programam e os que não o editam, independentemente da ordem.

A cópia, perdão, o ficheiro - é o hábito, bom hábito como podem ver - disponível não tem grande qualidade, o que estranhamente favorece o filme. Não é obra que se preste a grandes e / ou notáveis tratamentos digitais. Quer-se escura e granulada. Tal como a música, essa sim a pedir e a conseguir o notável, a cargo dos Tangerine Dream. Simbiose perfeita entre os compassos electrónicos, delongados e intensos, e a atmosfera de perda - perfeitamente projectada na fortaleza onde os incautos nazis libertam o assombro monstruoso, que também é o deles. Não só. É também o canto de uma época a outra, a das suas lendas. Castelos filmados com a antiguidade (devidamente) exposta em contraponto com os mistérios ocultos em memórias colectivas arrumadas algures entre o duradouro e o evanescente, atrás de portas secretas ou sob toneladas de pedra. Modernos ocupam o antigo e perdem-se definitivamente. Mas estes já estavam perdidos. Falamos de nazis.

Porquê tanta repulsa do seu autor? - Alguma perplexidade na parte alta do rosto. Estamos perante um potencial filme de culto. A quem serve? Pois não a nós, agora ciosos dos nossos 1,2 gigabytes de prazer intelectivo.

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 22:30



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.



Arquivo

  1. 2025
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2024
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2023
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2022
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2021
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2020
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2019
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2018
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2017
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2016
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2015
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2014
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2013
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D